2º lugar na final, com 133 pontos
1º lugar no meu top pessoal de canções do Melodifestivalen 2013
Atuação:
A canção é muito boa. Apresenta-se como uma equilibrada junção de Visual Kei, Glam Rock e o típico Schlager nórdico, tendo bastante força e um final particularmente explosivo. É, apesar das manifestas inspirações orientais, um tema comercial e que não destoa daquilo que poderíamos ouvir com facilidade no lado de cá da Europa. YOHIO e a sua equipa souberam como tornar esta apresentação muito amigável aos olhos e aos ouvidos do público sueco e, consequentemente, do público ocidental. Quem conhece outros temas do cantor reconhece que, de todos eles, "Heartbreak Hotel" é realmente a canção mais ocidentalizada. Foi feita a pensar no Melodifestivalen e, também, na Eurovisão.
Depois da vitória massiva alcançada em Baku com a prestação de Loreen, a Suécia não tinha nada a perder com a seleção de YOHIO como representante do país em casa. Para o contexto eurovisivo, seria certamente uma aposta inovadora, diferente e até polémica, algo que, especialmente para as populações do leste europeu, constituiria possivelmente uma novidade. No entanto, os júris internacionais escolhidos pela SVT preferiram jogar pelo seguro, puxando "You" para a vitória. Atribuíram a YOHIO somente 30 pontos, dando-lhe a penúltima posição. As 356 080 chamadas feitas para a sua canção, que lhe deram um avanço de 5,3% face ao segundo classificado no televoto, o vencedor Robin Stjernberg, não foram suficientes para poder ganhar o concurso.
Às vezes, correr riscos é o melhor que se pode fazer. O fracasso está sempre garantido; o sucesso seria uma conquista.
Atuação:
Videoclip:
Esta é a minha canção preferida do Melodifestivalen 2013. Com uma forte influência na música rock japonesa, e com um visual que poderia ter servido de inspiração a uma qualquer personagem de Manga, YOHIO arrebatou-me, inesperadamente, por completo.
Nem eu próprio pensei, naquelas semanas durante as quais o concurso foi sendo transmitido, que "Heartbreak Hotel" acabasse por ser o meu tema de eleição, e até mesmo a proposta que iria deixar os suecos rendidos. Habitualmente, quando penso no Melodifestivalen, vem-me à cabeça grandes músicas Dance ou Schlager, atuações vistosas e cativantes, artistas experientes e com consistentes legiões de fãs. A canção que agora comento mal combina com a descrição que fiz.
Quando a ouvi pela primeira vez, em direto na primeira semifinal da competição, achei a proposta muito estranha e até incompatível com o espírito eurovisivo. O cantor, pelo seu visual e postura em palco, não me despertava simpatia alguma, fazendo-me achá-lo bastante frio e cerebral - como se a sua única preocupação fosse cantar bem o seu tema e não tentar sequer divertir-se ou passar emoções ao público. Contudo, e à medida que o tempo foi passando e as restantes canções dessa edição não se revelavam muito melhores, "Heartbreak Hotel" foi crescendo e consolidou-se em mim. A personagem YOHIO deixou-me cada vez mais curioso e intrigado, motivando-me a pesquisar mais sobre o artista e sobre o estilo musical que o influenciava. Dei por mim, então, a ver vídeos de Visual Kei e Glam Rock, estilos sobre os quais não tinha conhecimento algum.
Da mesma forma que YOHIO foi ficando como meu preferido, também o público sueco e a imprensa do país se foram rendendo à excentricidade e originalidade da proposta, o que fez com que o tema chegasse à final como o grande candidato à vitória
YOHIO foi o favorito do televoto mas acabou na segunda posição, depois de uma votação destrutiva por parte dos júris internacionais
A canção é muito boa. Apresenta-se como uma equilibrada junção de Visual Kei, Glam Rock e o típico Schlager nórdico, tendo bastante força e um final particularmente explosivo. É, apesar das manifestas inspirações orientais, um tema comercial e que não destoa daquilo que poderíamos ouvir com facilidade no lado de cá da Europa. YOHIO e a sua equipa souberam como tornar esta apresentação muito amigável aos olhos e aos ouvidos do público sueco e, consequentemente, do público ocidental. Quem conhece outros temas do cantor reconhece que, de todos eles, "Heartbreak Hotel" é realmente a canção mais ocidentalizada. Foi feita a pensar no Melodifestivalen e, também, na Eurovisão.
Depois da vitória massiva alcançada em Baku com a prestação de Loreen, a Suécia não tinha nada a perder com a seleção de YOHIO como representante do país em casa. Para o contexto eurovisivo, seria certamente uma aposta inovadora, diferente e até polémica, algo que, especialmente para as populações do leste europeu, constituiria possivelmente uma novidade. No entanto, os júris internacionais escolhidos pela SVT preferiram jogar pelo seguro, puxando "You" para a vitória. Atribuíram a YOHIO somente 30 pontos, dando-lhe a penúltima posição. As 356 080 chamadas feitas para a sua canção, que lhe deram um avanço de 5,3% face ao segundo classificado no televoto, o vencedor Robin Stjernberg, não foram suficientes para poder ganhar o concurso.
Às vezes, correr riscos é o melhor que se pode fazer. O fracasso está sempre garantido; o sucesso seria uma conquista.
Nota final: 12 pontos
Imagens: Aftonbladet, SVT
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